24/02/2016

Livro da Vez: Vidas Secas, Graciliano Ramos

 Graciliano Ramos, um dos maiores escritores brasileiros, nasceu em 1892 na pequena Quebrangulo, Alagoas. Faleceu no ano de 1953. Deixou um legado cultural que inclui obras como Caetés, Histórias de Alexandre e Memórias do Cárcere. Graciliano foi preso no ano de 1936 acusado de envolvimento com o Comunismo. O romance Vidas Secas é considerado sua obra mais importante.



Vidas Secas fala da luta de Fabiano e sua família – Sinha Vitória, 2 filhos pequenos  e a cachorra Baleia - para sobreviver à seca. E o modo que encontram é perambular pelo sertão como retirantes em busca de trabalho, abrigo e comida.

Algumas descrições são tão realistas que mais parecem uma pintura do que um livro. Através das palavras do Autor dá pra sentir o nó da madeira na cama de varas de Sinha Vitória; é possível sentir os calcanhares machucados de Fabiano e impossível não se afeiçoar à cadela vira-lata, tantas vezes humanizada ao longo da história.

A narrativa não termina como um conto de fadas e a família se vê obrigada a continuar fugindo da miséria trazida pela seca.  Mas, em meio ao que parece destino de andar em círculo de dor, o casal é capaz de apoiar um ao outro e vislumbrar um futuro diferente. E assim conclui com uma mensagem implícita de resiliência e esperança.




 “Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. ... Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era.” 

Abraço e boa leitura!

Este é o livro número 1 do Projeto 16 Livros em 2016.

18/02/2016

Calendário Inclusivo

Montei este calendário para lembrarmos de datas importantes relacionadas à luta e conscientização das pessoas com deficiência ou necessidades especiais.


15/02/2016

Esmalte da Vez: Novo Azul!, Risqué

Este é o segundo esmalte do Projeto 16 em 2016, já que estou
considerando o Violeta Intenso, da Avon como número 1.

Resolvi arriscar no Novo Azul! da Risqué.
É um azul bem fechado com acabamento metálico.
O esmalte não é ralo e é bem pigmentado, mesmo assim são necessárias
duas camadas pra cor ficar bonita.


Abraço e até a próxima!

11/02/2016

Faz Sentido Ensinar Caligrafia Nos Dias de Hoje?

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, o uso da escrita à mão diminuiu ao ponto de levar alguns educadores a questionar sobre a necessidade de ensinar a letra cursiva.

Reconheço que os meios eletrônicos de leitura e escrita estão cada vez mais presentes na vida de nossos alunos. E podem ser, portanto, ferramentas úteis no processo de alfabetização. 

Ainda assim, penso que a escrita à mão não é apenas um exercício motor, mas também um estímulo para a mente. A letra cursiva, diferente da palavra impressa, leva um pouco de nós. É uma expressão de nossa individualidade. 

Justamente por se tratar de uma expressão individual, creio que precisamos respeitar o traço natural da criança por não exigir que sua letra seja igual à dos cadernos de caligrafia. Em vez de classificarmos as letras como "bonita" ou "feia", podemos ajudar os alunos a perceberem a diferença entre letra legível e ilegível. Alguns alunos admitem prontamente que sentem dificuldade em decifrar a própria letra. Este pode ser o gancho para apresentarmos as atividades de caligrafia.

Dependendo do contexto em que estão inseridas tais atividades podem ser enriquecedoras e até divertidas.

Segue alguns modelos de atividade.




Abraço e até a próxima!


10/02/2016

Filme: A Família Bélier


Demorei 1 século pra assistir esse filme!
É que essa temática me remete mais a trabalho do que lazer.
Mas vamos lá!

A jovem Paula é a única ouvinte da família. O que faz dela
 o elo que liga sua família surda ao mundo ouvinte.

Paula descobre que tem dom para cantar e surge a oportunidade de estudar
fora da cidade. Com isso a jovem enfrenta vários dilemas. Ao mesmo tempo que quer seguir seu desejo, como seus pais ficariam sem sua intérprete de tempo integral?

Algumas ideias para usar em sala de aula:
O filme traz vários diálogos na Língua de Sinais Francesa, desmistificando a ideia que alguns ainda conservam de que LIBRAS seria uma língua universal.

Outro questão que pode ser levantada diz respeito à cultura ouvinte e cultura surda. Uma das cenas que pode servir de gancho é quando, ao assistir a apresentação da filha com os colegas de sala, o Pai elogia o figurino e a luz do palco, ou seja, aquilo que ele podia ver. Mas, não se empolga com as canções uma vez que não teem significado para ele.

Seja por trabalho ou por diversão, Família Bélier pode ser uma boa pedida.
Um retrato de uma família tão diferente e ao mesmo tempo tão igual a qualquer outra.

Veja cena emocionante.


Boa pipoca.
Até a próxima!

04/02/2016

Projeto 16 em 2016

Este é o nome de um projeto pessoal que estou criando para compartilhar aqui no Blog. Um dos objetivos é me ajudar a manter a regularidade das postagens com ideias escolhidas de antemão. Talvez também sirva de algum estímulo à minha criatividade. 

Não entendeu? Calma que eu explico melhor.

Pretendo ao longo de 2016 escrever 16 posts sobre um mesmo tema que eu escolher. Até agora, escolhi 2 temas: Livros e Esmaltes. 

Não, não sou uma devoradora de livros. Mas gosto de ler e nem sempre compartilho aqui minhas leituras, mesmo algumas sendo bem interessantes. Este ano, quero mostrar 16 livros lidos como passa-tempo ou para desenvolvimento pessoal. Primeiro, espero lê-los. Rsrsrsr...



O 2º tema escolhido é "Esmaltes". Escolhi esse assunto porque me parece relativamente fácil, já que não exige um texto elaborado. Também porque cuidar um pouco mais das minhas unhas não me fará mal nenhum. Por outro lado, nem tenho 16 esmaltes! 

                              


Muitas outras ideias surgiram: músicas, filmes, fotos, etc. Mas resolvi manter apenas estes dois. Já que muitos imprevistos acontecem, espero que eu consiga cumprir meus Projetos. Vamos ver no que vai dar!

E você, tem algum projeto em andamento? Vou gostar de saber.
Sucesso!






Como Fazer Carimbo de Borracha

Pois é, dá pra fazer uns carimbos bem legais com a boa e velha borracha escolar. Veja como.

   Vamos precisar de:

    Borracha branca quadrada;
    Lápis;
    Estilete;
    Papel sulfite.

No papel trace o contorno da borracha várias vezes. Eles servirão de rascunho. Aqui você pode testar vários desenhos e ter uma ideia de como vai ficar.


Aqui está o desenho que escolhi. É preciso que o traço fique bem escuro.


Agora vamos passar o desenho do papel para a borracha como se fosse um decalque. Dessa forma o desenho sai do outro lado.


Se necessário escureça o desenho.
Com o estilete comece a esculpir a borracha deixando em alto relevo só o que você quer que vá para o carimbo.


Aqui está a borracha pronta. Mas... Ops! Deixei minha almofada de carimbo na Escola. Sem problema, podemos usar tinta guache ou outra para artesanato.

É só pincelar um pouco de tinta em um papel e usar o carimbo normalmente.


E esse foi o resultado.



                                                  E aqui estão outras ideias que preparei.




E agora sim com a tinta de carimbo que chegou a tempo de postar.



Espero que tenham gostado.

Até a próxima!