18/02/2013

O que você queria saber sobre Lentes de Contato


Já pensou em substituir seus óculos por lentes de contato? Uso lentes há pelo menos 7 anos, por isso já tive muitas oportunidades para tirar dúvidas com meu oftalmologista. Vez por outra alguém me pergunta sobre as lentes. As perguntas seguintes são as mais comuns:

1. Dói?
Não, não dói. As lentes mais comuns são feitas de um material flexível e gelatinoso que pode ficar no olho por horas sem que você sequer sinta que ela está lá. Por isso ela não dói, e raramente incomoda. Algumas pessoas podem sentir os olhos secos, o que pode ser corrigido com um colírio. Seu oftalmologista lhe ajudará a lidar com qualquer possível desconforto.

2. Pode usar a partir de que idade?
Não existe idade mínima para usar lentes. É necessario que a pessoa seja capaz de manter certos cuidados. Ou seja, é uma questão de atitude e comportamento que não se determina pela idade. Alguns muito jovens podem ser cuidadosos e alguns adultos podem ser relapsos.

3. Você enxerga bem com as lentes?
Sim. Uso lentes para corrigir miopia. Há específicas para correção de hipermetropia e astigmatismo. Uso para ler, dirigir, ver TV sem nenhum problema.

4. São caras?
Conceito de caro e barato é relativo. A maioria das lentes que já vi custam menos que um óculos de grau.

5. Por que você ainda usa óculos? Porque não usa só as lentes?
Bem, diferente de muitos, eu gosto de usar óculos. Além disso, combinar o uso das lentes com o óculos foi uma recomendação do meu oftalmologista. Acho mais confortável  assim. Mas, se sua intenção é se livrar dos óculos, converse com seu médico para ver a possibilidade.

6. A lente pode se perder no olho?
Fisiologicamente impossível. A lente não tem como ficar atrás do olho. Ela pode até sair da íris, mas ficará por baixo da pálpebra  onde você pode facilmente retirá-la.

7. Requer muitos cuidados?
Estojos para guardar lentes
Os cuidados com a lente podem variar de acordo com o tipo. Eu uso lentes de descarte anual que exigem cuidados simples. É preciso manuseá-las com as mãos rigorosamente limpas. Guardar em estojo próprio. A limpeza deve ser feita com produto específico cada vez que for usar ou guardar. Sob nenhuma hipótese devem ser emprestadas.

8.Pode infeccionar meu olho?
Problemas como infecções ou outros podem estar associados ao mau uso, como manuseio e limpeza inadequados, e não à lente em si.

9. Onde comprar a lente de contato?
Para a tristeza dos oftalmos, é possível comprar lentes coloridas ou não, com ou sem grau, até na esquina. São vendidas livremente na Internet. Mas lembre-se, apenas um especialista pode avaliar a saúde do seu olho, fazer uma indicação precisa e ajudá-lo com a adaptação.

10. Como saber se vou me adaptar ao uso da lente?
Mais uma vez ressalto a importância do especialista. Ele fará um teste para ter certeza que não haverá rejeição. Além disso, se está pensando em mudar a cor dos olhos, no consultório você poderá testar diferentes cores com segurança.

Usar lentes de contato exige responsabilidade. Não brinque com a saúde dos seus olhos.

As lentes não devem ser lavadas com água
 ou soro. 
Achou esse artigo útil? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário. Saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou curiosa pra saber sua opinião sobre o assunto.
Deixe um comentário!