01/04/2013

Como Fazer Iogurte em Casa



Muitos alimentos são assim: o que é gostoso faz mal à saúde; e o que faz bem, tem gosto ruim. Não é verdade? Felizmente o iogurte é uma exceção, ele tanto faz bem como é uma delícia.

Seus benefícios incluem:

-Por ser rico em cálcio, contribui para a formação de ossos e dentes saudáveis em crianças e previne a osteoporose em adultos.

-Limpa o intestino, e assim evita prisão de ventre, deixa a pele mais bonita, dá mais disposição e bom humor.

-Auxilia no emagrecimento.

-Aumenta a imunidade.

Naturalmente, para perceber esses e muitos outros benefícios associados ao iogurte é preciso consumir um produto de qualidade e com regularidade. A pirâmide alimentar, que serve de guia para uma alimentação saudável e equilibrada, indica o consumo de até três porções de leite e/ou derivados por dia.

Mesmo que você não tenha uma iogurteira Top Top, é possível fazer em casa um iogurte de qualidade sem os corantes ou conservantes comuns nos produtos industrializados. Confira a receita.



 IOGURTE NATURAL

11 colheres (sopa) de leite em pó
1 potinho de iogurte natural

Neste caso, usei a versão integral de ambos.







Bata no lquidificador,  1 litro de água com 10 colheres cheias de leite em pó. Leve ao fogo para amornar. Verifique a temperatura com o dedo. Se você não puder suportar por algum tempo, é porque está quente demais. Misture o iogurte com 1 colher de leite em pó e um pouco do leite morno. Junte essa mistura ao leite reservado ainda morno. Coloque o leite em um recipiente plástico e enrole-o com um pano de prato. Deixe descansar por 12 horas em um local abafado.


Após o período de descanso, ele estará com essa consistência:



Conserve na geladeira. O máximo de tempo que meu iogurte dura são quatro dias, por isso não sei dizer quanto tempo a mais ele pode permanecer.

Você pode usar essa receita como base para outros preparos, por exemplo substituindo o creme de leite. Ou simplesmente consumir ao natural, que é, na minha modesta opinião, uma "dilícia".

Saúde!