05/03/2016

Livro da Vez: A Arte de Fazer Acontecer


Este livro, de David Allen, traz um método conhecido por GTD (do inglês Getting Things Done) para aumentar a produtividade e reduzir o estresse.

O Autor explica como podemos lidar com as demandas do nosso dia a dia de modo a nos livrar da sensação de sobrecarga. Esta sensação de que temos tarefas pendentes ocupa um espaço precioso em nossa mente impedindo-a de funcionar de modo mais criativo.

Um dos princípios abordados para o aumento da produtividade é perguntar-se: "Qual a próxima ação?" Vou tentar dar um exemplo prático.

Imagine que ao voltar de uma viagem você encontra sua casa uma verdadeira bagunça. Objetos fora do lugar, sujos e outros até quebrados. Imagine uma bagunça ainda maior. Talvez líquidos derramados ou paredes riscadas. Diante desse quadro, lamentar e se queixar pode ser uma reação natural. Segundo o Autor, em momentos como estes perguntar-se "Qual deve ser minha primeira ação agora?", formular a resposta e engajar-se na ação é o que poderia lançar a pessoa do estado de inércia e de vítima para a alta produtividade.

Há vários livros e sites dedicados a ensinar o método GTD. Se quiser saber mais poderá consultar Call Daniel.

Ah! E este é o segundo livro do Projeto 16 em 2016.
Abraço!