25/01/2013

CALENDÁRIO DE EVA: Passo a passo

 Quem é professor como eu, talvez já tenha começado a pensar na volta às aulas.  (A verdade é que alguns já voltaram às aulas, e outros ainda nem sairam...)     Bem, foi pensando nos meus futuros alunos que preparei este calendário de EVA. O calendário é importante pois ajuda a estabelecer uma rotina, o que é essencial para quem lida com os pequeninos na educação infantil ou no caso de algumas deficiências.

         Espero que as fotos inspirem quem procura ideias similares. 



Passo a passo:
  
1. Fiz um quadro de 36 x 32 cm no eva amarelo. No sentido da largura, medi 10 cm e recortei um retângulo de 30 cm de altura por 3cm de largura. Contei mais 10 cm e recortei outro retângulo igual ao primeiro.
 
2. Cortei 3 retângulos de 30 x 8 cm. Em um deles escrevi os dias da semana, no segundo as datas, e por fim os meses. Colei-os sobre o quadro feito na etapa 1.


3. Colei o quadro amarelo sobre a folha de eva verde. ATENÇÃO: Cole apenas a parte superior e inferior. A laterais precisam ficar soltas .


4. Para indicar o ano fiz uma faixa de 15 x 3 cm. Fiz dois cortes no eva verde onde pudesse encaixá-la.


5. Para decorar eu escolhi uma corujinha. Não tenho o molde, mas estou certa que mesmo quem tem pouca habilidade pra desenhar poderá fazê-la. Usei a boca de um copo para fazer o corpo, acrescentei dois triângulos na altura das orelhas. Fiz 3 corações: 2 para as patas e 1 para o bico. Pintei o fundo dos olhos com tinta pva  branca. Sobre o fundo colei duas bolinhas de eva preto, e mais uma vez usei tinta branca para fazer a luz dos olhinhos. Para as asas fiz um “B” com três "barrigas". E para o galho fiz um desenho parecido com o “Y” deitado. Então, fui sobrepondo as peças para ver como ficavam antes de colar. 



6. Escolhi uma fonte no Word, imprimi e usei como molde para fazer o nome “Calendário”.


7. Cobri 3 prendedores de roupa com eva rosa.


8. Usei a caneta de cd e tinta pva branca para contornar e fazer alguns detalhes. A caneta de cd pode ser substituída por canetinha. Para colar, usei cola instantânea e cola de contato, que podem ser substituídas por cola quente ou outra específica para eva.


         O principal segredo é deixar a criatividade fluir. Troque as cores, a decoração, as letras... Use o material que tiver à sua disposição. Dê-lhe seu toque pessoal.


         E que cada dia de 2013 venha do tamanho dos nossos desejos!


         Dúvidas e opiniões deixe nos comentários. Grata.