19/01/2013

Proteja-se do sol em 3 passos



Morar num País tropical tem lá suas vantagens – é “abençoado por Deus e bonito por natureza”. Por outro lado, nas regiões tropicais a incidência dos raios solares é maior, o que aumenta a necessidade de protegermos o maior órgão do nosso corpo – a pele.

O sol pode trazer benefícios como estimular a nossa produção natural de vitamina D. Ainda assim, a exposição prolongada pode trazer prejuízos em longo prazo que vão desde o envelhecimento precoce ao câncer de pele.

Pode ser inevitável alguma exposição ao sol, mas há muito boas razões para nos protegermos dele. Veja como fazer isso em 3 passos:

1 Vista-se. No calor os tecidos mais indicados são os de algodão, o que vale também para as roupas íntimas. A roupa fornece fator de proteção solar que pode ser facilmente percebido quando comparamos as partes que são mais expostas com aquelas que são mais protegidas pela roupa.

2 Use chapéu de abas largas, ele ajuda a proteger partes sensíveis que ficam muito expostas como as orelhas e a nuca. Também óculos escuros que tenham proteção. É verdade que óculos de boa qualidade não são muito baratos, mas creia, é um investimento que vale à pena.

3 Aplique generosamente o protetor solar. O ideal é usá-lo 30 minutos antes de expor-se e reaplicá-lo a cada 2 horas. Lembre-se que o protetor não é uma licença para você ficar mais tempo debaixo de sol. Nenhum protetor elimina 100 por cento os danos causados à pele.

No mais, aproveite os momentos ao ar livre o máximo que puder. Ilumine-se de sol. Recarregue-se com sua energia. Deixe o sol beijar sua pele, mas não mordê-la.

Conhece outras dicas para nos protegermos do sol? Partilhe comigo. Obrigada.